ESCOLA:
|
|
|||||||||||||
PROFESSORA:
|
|
|||||||||||||
ANO:
|
1º 2º
e 3º anos
|
TURNO:
Manhã
|
DATA:
10/02/2014 a 14/02/2014
|
|||||||||||
1ª FASE
|
||||||||||||||
PLANO DE AULA
|
||||||||||||||
|
||||||||||||||
( )TEMA:
( x )TÍTULO: A Escola e sua
importância
|
||||||||||||||
( x
)GÊNERO: Conto
( x)CONTEÚDO:
Escola
|
||||||||||||||
CONTEÚDO:
|
||||||||||||||
Conto:
Boas Maneiras: Escola (Ciranda Cultural). Coordenação motora grossa e fina.
Percepção visual e discriminação visual
|
||||||||||||||
Conto:
A casa Amarela (Autora: Keyla Ferrari). Ética. Noções de quantidade. Adição.
|
||||||||||||||
|
||||||||||||||
OBJETIVOS:
|
||||||||||||||
Identificar
a vogal E nas palavras indicadas;
|
||||||||||||||
Destacar
os valores e as regras de convivência na escola;
|
||||||||||||||
Produzir
frases com o assunto estudado;
|
||||||||||||||
Escrever
o nome dos objetos escolares;
|
||||||||||||||
Pintar
imagens relacionadas ao tema;
|
||||||||||||||
Conhecer
o nome da escola e seu patrono;
|
||||||||||||||
Desenvolver
o respeito mútuo;
|
||||||||||||||
Diferenciar
certas quantidades;
|
||||||||||||||
Resolver
adições.
|
||||||||||||||
ÁREAS DE CONHECIMENTO: PORT.( x ) MAT.( x ) CIÊN.( ) HIST.( x ) GEOG.( )
|
||||||||||||||
MATERIAL NECESSÁRIO:
|
||||||||||||||
X
|
Atividades
impressas
|
|
Mapas
|
|
Cola
|
|
Fita crepe
|
|
Datashow
|
|||||
|
Revistas
|
x
|
Folhas
de papel
|
|
Cartolina
|
|
Microfone
|
|
Microsystem
|
|||||
X
|
Lápis
para quadro branco.
|
|
Giz
|
|
Lápis
hidrocor
|
x
|
Lápis
de cor
|
|
Outros:
Notebook
|
|||||
|
Cola
colorida
|
|
Jogos
educativos
|
X
|
Giz
de cera
|
|
Caixa
Amplificada
|
|
||||||
|
Papel
crepom
|
|
Tesoura.
|
X
|
Lousa
|
|
DVD/
cd
|
|
||||||
TEMPO ESTIMADO: 05 dias
|
||||||||||||||
ETAPAS DA AULA
|
||||||||||||||
1º MOMENTO:
|
||||||||||||||
Levantar
conhecimentos prévios sobre a escola, perguntando: Para que serve a escola?
Por que as crianças precisam estudar? Como é a nossa escola? O que usamos na
escola? Quais são as pessoas que trabalham na escola?
Fazer
a leitura deleite do livro digitalizado: Boas Maneiras: Escola, apresentada
no notebook.
Após
a leitura fazer a interpretação oral do livro.
Fazer
a leitura pela professora do contrato de convivência.
|
||||||||||||||
2º MOMENTO:
Perguntar
aos alunos o nome da escola e explicar a origem desse nome (patrono da
escola);
Aplicar
atividade de colorir o desenho da escola para todos;
Para
o 2º e 3º ano escrever na folha da atividade o nome da escola;
Aplicar
atividade de marcar e pintar sobre o que mais gosta na escola, para o 3º ano
escolher algumas das imagens e produzir frases.
|
||||||||||||||
3º MOMENTO:
|
||||||||||||||
Fazer
a leitura deleite do livro digitalizado: A casa Amarela (Autora: Keyla
Ferrari);
Fazer
a interpretação oral do livro, destacando a vontade do menino em estudar e o
respeito dos colegas com ele. Perguntar qual seria essa casa amarela citada
na história.
Após
responderem ESCOLA, escrever a palavra no quadro, para o 1º ano identificar a
primeira letra, fazer a leitura, pedir que citem outras palavras iniciadas
com esta vogal, entregar atividades relacionadas à vogal indicada.
Para
o 2º e 3º ano montar um acróstico com a palavra ESCOLA e produzir frases.
|
||||||||||||||
4º MOMENTO:
|
||||||||||||||
Fazer
um passeio dentro da Escola, mostrando as repartições e a função de cada uma;
Produzir
uma lista do material escolar no quadro, a professora sendo a escriba;
Fazer
a leitura coletiva para os que já sabem ler, e identificar algumas letras do
alfabeto para o restante;
Aplicar
atividades de cobrir e pintar para o 1º ano. Para o 2º e 3º anos atividades
de autoditado.
|
||||||||||||||
5º MOMENTO:
|
||||||||||||||
Fazer
a leitura da poesia: A Escola (autor desconhecido);
Fazer
a interpretação oral;
Responder
coletivamente um questionário sobre dados da Escola (localização, número de
alunos, etc.);
Colorir
imagens relacionadas à escola;
Aplicar
atividades sobre noção de quantidade de marcar e pintar;
Escrever
o número indicado para cada quantidade;
Resolver
adições sem recurso para os alunos do 3º ano.
|
||||||||||||||
AVALIAÇÃO:
|
||||||||||||||
Nossos
alunos serão avaliados de forma contínua, respeitando o ritmo próprio de cada
aluno, dando relevância a avaliação qualitativa sobre a quantitativa, sem
centralizar o critério atribuído à aquisição das notas em conceitos,
considerando os avanços nas atividades propostas em cada bimestre, em todo
seu processo de desenvolvimento, levando em consideração as diferenças
individuais.
|
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Sequencia sobre a Escola
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário