quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sequencia sobre a Escola


ESCOLA:

PROFESSORA:

ANO:
1º 2º e 3º anos
TURNO: Manhã
DATA: 10/02/2014 a 14/02/2014
1ª FASE
PLANO DE AULA

(   )TEMA:                                                                             ( x  )TÍTULO: A Escola e sua importância
( x   )GÊNERO:   Conto                                                        (   x)CONTEÚDO: Escola
CONTEÚDO:
Conto: Boas Maneiras: Escola (Ciranda Cultural). Coordenação motora grossa e fina. Percepção visual e discriminação visual
Conto: A casa Amarela (Autora: Keyla Ferrari). Ética. Noções de quantidade. Adição.

OBJETIVOS:
Identificar a vogal E nas palavras indicadas;
Destacar os valores e as regras de convivência na escola;
Produzir frases com o assunto estudado;
Escrever o nome dos objetos escolares;
Pintar imagens relacionadas ao tema;
Conhecer o nome da escola e seu patrono;
Desenvolver o respeito mútuo;
Diferenciar certas quantidades;
Resolver adições.
ÁREAS DE CONHECIMENTO:      PORT.(  x  )         MAT.(  x  )       CIÊN.(     )             HIST.(   x )               GEOG.(    )

MATERIAL NECESSÁRIO:
X
Atividades impressas

Mapas

Cola

Fita crepe

Datashow

Revistas
x
Folhas de papel

Cartolina

Microfone

Microsystem
X
Lápis para quadro branco. 

Giz

Lápis hidrocor
x
Lápis de cor

Outros:
Notebook

Cola colorida

Jogos educativos    
X
Giz de cera

Caixa Amplificada


Papel crepom

Tesoura.
X
Lousa

DVD/ cd

TEMPO ESTIMADO: 05 dias
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:
Levantar conhecimentos prévios sobre a escola, perguntando: Para que serve a escola? Por que as crianças precisam estudar? Como é a nossa escola? O que usamos na escola? Quais são as pessoas que trabalham na escola?
Fazer a leitura deleite do livro digitalizado: Boas Maneiras: Escola, apresentada no notebook.
Após a leitura fazer a interpretação oral do livro.
Fazer a leitura pela professora do contrato de convivência.
2º MOMENTO:
Perguntar aos alunos o nome da escola e explicar a origem desse nome (patrono da escola);
Aplicar atividade de colorir o desenho da escola para todos;
Para o 2º e 3º ano escrever na folha da atividade o nome da escola;
Aplicar atividade de marcar e pintar sobre o que mais gosta na escola, para o 3º ano escolher algumas das imagens e produzir frases.
3º MOMENTO:
Fazer a leitura deleite do livro digitalizado: A casa Amarela (Autora: Keyla Ferrari);
Fazer a interpretação oral do livro, destacando a vontade do menino em estudar e o respeito dos colegas com ele. Perguntar qual seria essa casa amarela citada na história.
Após responderem ESCOLA, escrever a palavra no quadro, para o 1º ano identificar a primeira letra, fazer a leitura, pedir que citem outras palavras iniciadas com esta vogal, entregar atividades relacionadas à vogal indicada.
Para o 2º e 3º ano montar um acróstico com a palavra ESCOLA e produzir frases.
4º MOMENTO:
Fazer um passeio dentro da Escola, mostrando as repartições e a função de cada uma;
Produzir uma lista do material escolar no quadro, a professora sendo a escriba;
Fazer a leitura coletiva para os que já sabem ler, e identificar algumas letras do alfabeto para o restante;
Aplicar atividades de cobrir e pintar para o 1º ano. Para o 2º e 3º anos atividades de autoditado.
5º MOMENTO:
Fazer a leitura da poesia: A Escola (autor desconhecido);
Fazer a interpretação oral;
Responder coletivamente um questionário sobre dados da Escola (localização, número de alunos, etc.);
Colorir imagens relacionadas à escola;
Aplicar atividades sobre noção de quantidade de marcar e pintar;
Escrever o número indicado para cada quantidade;
Resolver adições sem recurso para os alunos do 3º ano.
AVALIAÇÃO:
Nossos alunos serão avaliados de forma contínua, respeitando o ritmo próprio de cada aluno, dando relevância a avaliação qualitativa sobre a quantitativa, sem centralizar o critério atribuído à aquisição das notas em conceitos, considerando os avanços nas atividades propostas em cada bimestre, em todo seu processo de desenvolvimento, levando em consideração as diferenças individuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário